Foi realizado nos dias 19 e 20, quinta e sexta respectivamente, da última semana, a capacitação em Controle Interno, o evento foi realizado no Espaço São Luís, localizado na capital maranhense e promoveu dois dias de grande aprendizagem aos alunos. Os alunos tiveram a oportunidade de entender e sanar dúvidas nos seguintes temas: Auditoria em Contratos, Auditoria em Licitações, Auditoria em Processos de Pagamento, Auditoria no Portal da Transparência, além do esclarecimento sobre a rotina de um controlador municipal, um servidor que atue como auditor interno, os desafios e oportunidades. Com isso o curso conseguiu alcançar seu objetivo de promover qualificação e troca de experiências entre os servidores e interessados na área, assim ressaltou a servidora Danniele Almeida que na Prefeitura Municipal de Coelho Neto, responde pela Secretaria de Planejamento do município e classificou o conteúdo do evento como “de muita aprendizagem, conseguimos aprender bastante, trocamos experiências. Muito proveitoso”.
O evento contou com a presença dos controladores gerais dos municípios de Coelho Neto, Morros, Barra do Corda, São Luís Gonzaga do Maranhão, São João dos Patos, além de integrantes das respectivas CGM’s e demais interessados. Apresentando o dr. Josivaldo Oliveira Lopes, CEO do Instituto Lopes e ampla expertise no campo da administração pública, a controladora geral do município de Coelho Neto, Fernanda Sousa e Alessandro Vale, assessor de comunicação do Instituto Lopes, que se revezaram na explanação dos pontos da ementa, esclarecendo os temas e dúvidas. “Eu creio que todos saíram daqui com muito mais conhecimento, uma visão mais ampla, relacionada a área de controladoria”, assim avaliou Fernanda Sousa, que no evento falou sobre auditoria nos processos de licitações e contratos.
O evento organizado pelo Instituto Lopes, é o primeiro de uma serie de capacitações previstas para o ano e com a pretensão de alcançar uma posição de destaque no ramo de qualificações em gestão pública. “Esse evento é importante, não só para para quem está participando, ele foi muito importante para nós, aqui do Instituto Lopes, ele marca o início de uma série de eventos que nós vamos promover [de capacitações]. Nós temos profissionais muito bem habilitados para isso” completou Fernanda Sousa.