Inflação desacelera e junho fecha com 0,21% de alta puxada por leite, batata e gasolina

0
20

A sexta edição de 2024 do Informativo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a inflação analisa o comportamento de junho do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No último mês, o valor mensurado é de alta de 0,21%. Em comparação com maio, que registrou 0,46%, observa-se uma desaceleração do índice.

Entre os 377 produtos da cesta que é avaliada no IPCA, os três que mais contribuíram para a inflação em junho foram o leite longa vida, a batata-inglesa e a gasolina. Por outro lado, constam na lista dos itens que mais ajudaram a conter a inflação no país no mês: passagens aéreas, mamão e cebola.

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação soma 4,23%, abaixo do limite superior da meta de inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2024, de 4,5%.

Quando se analisa o comportamento de julho de 2023 a junho de 2024, o principal fator que ajudou a conter a inflação foi o grupo de saúde e cuidados pessoais, que recuou de 10,12% para 6,09%. O Informativo CNM aponta ainda que, na outra ponta, a inflação com transporte voltou a acelerar no acumulado dos últimos 12 meses, passando de 0,25% para 4,56%.

Com informações da Agencia CNM de Noticias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here