Governo do Estado lança Ciclo III do Programa Cidade Empreendedora

0
19

O Governo do Maranhão lança, nesta terça-feira (20), o Ciclo III do Programa Cidade Empreendedora, em cerimônia conduzida pelo governador Carlos Brandão, no auditório do Multicenter Eventos. Iniciado em 2021 e executado através de parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA), o programa é uma iniciativa que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, a estratégia é um grande incentivo ao desenvolvimento da cultura empreendedora nos municípios maranhenses, oportunizando a geração de emprego e renda e impulsionando as economias locais. “A determinação do governador é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, comentou o secretário.

53 cidades já foram impactadas pelo programa que acontece a partir de cinco eixos bases: Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor do Futuro. Agora, mais 70 municípios maranhenses terão a oportunidade de receber financiamentos, assessoramento técnico e articulação para participação em políticas públicas estaduais. Neste terceiro ciclo, o Cidade Empreendedora traz a novidade de abordagem dos eixos por grupos de soluções temáticas, onde o município pode selecionar, de acordo com suas vocações, seu perfil econômico, seu porte ou suas próprias demandas e necessidades.

Apoio da Famem

O Cidade Empreendedora também contará com o apoio da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), a partir de parceria celebrada por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Estado e a Federação durante o 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, realizado em março deste ano.

Caberá à Famem mobilizar os municípios para a adesão ao programa; apoiar tecnicamente a implementação do projeto nas cidades maranhenses; articular com os gestores municipais a implantação do Cidade Empreendedora, bem como fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios maranhenses.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA DE NOTICIAS DO MARANHÃO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here