Mais de 8 mil equipamentos, 154.400 kits de saúde bucal, 110.250 testes e lancetas para glicosímetro serão destinados a 79 municípios de seis Unidades Regionais de Saúde (URS) de Santa Inês, Viana, Zé Doca, Pinheiro, Açailândia e Pedreiras. O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à segunda etapa de entregas do programa Cuidar de Todos Atenção Primária, na última segunda-feira (8).
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, falou sobre o programa Cuidar de Todos Atenção Primária que registrou 100% da adesão dos municípios maranhenses. “Este é um programa transformador e bastante abrangente, pois ele oferece como resultados a melhoria de indicadores de impacto e de esforços. Com os novos equipamentos somados aos que já distribuímos na primeira etapa, a população terá mais eficiência nas ações e os municípios um grande salto na Atenção Primária”, frisou.
O cronograma da segunda etapa do programa Cuidar de Todos Atenção Primária iniciou, nesta segunda (8), com 8 municípios beneficiados da regional de Açailândia e 17 municípios da região de Zé Doca. Na próxima segunda-feira (15), a entrega ocorrerá nas regiões de Pinheiro, Santa Inês e Viana, e no próximo 18 de janeiro, na região de Pedreiras.
Nesta etapa, os equipamentos e insumos serão destinados para 772 Equipes de Saúde da Família (ESF) de 735 Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídos em 79 municípios maranhenses, das Unidades Regionais de Saúde de Santa Inês, Viana, Zé Doca, Pinheiro, Açailândia e Pedreiras. “Os equipamentos serão utilizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) situadas nos territórios a fim de garantir melhor assistência ao usuário do SUS que adentram esses espaços em busca de atendimento”, explicou o superintendente da Atenção Primária em Saúde da SES, Willian Ferreira.
A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, destacou que com o apoio do Governo do Estado, as ações da Atenção Primária serão desencadeadas com mais intensidade e amplitude. “É o Governo do Estado incentivando a Atenção Primária, com subsídio e suporte aos municípios. Com os equipamentos, avançamos no alcance dos indicadores de impacto e esforços, reduzindo os números de mortalidade materna e infantil, melhorando a assistência ao diabético e hipertenso, atendendo a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde em todo o Maranhão”, destacou.
A segunda remessa de equipamentos e insumos conta com balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, antropômetro vertical portátil, glicosímetro, tiras teste para glicosímetro, lancetas para glicosímetro, nebulizador, foco de luz, detector doppler de sonar fetal, aparelho de PA completo (adulto), kit saúde bucal, escala de snellen e oxímetro de dedo.
Primeira remessa
A primeira etapa de dispensação do programa Cuidar de Todos Atenção Primária foi realizada em dezembro do ano passado, contemplando 62 municípios, situados nas URS de Barra do Corda, Caxias, Itapecuru, Rosário e Chapadinha, Codó, Rosário e Timon. Na ocasião, 8 municípios distribuídos nas Unidades Regionais de Barra do Corda, Itapecuru, Rosário e Chapadinha receberam um kit com um computador e webcam para execução do eixo Telemedicina, do Cuidar de Todos. Os municípios são: Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Belágua, Urbano Santos, Bacabeira, Santa Rita, Anapurus e Araioses. Os municípios que aderirem à iniciativa receberão do Governo do Estado computadores para desenvolvimento das atividades.
Cuidar de Todos
O Cuidar de Todos é o maior programa de governo na área da saúde. Lançado em agosto de 2023 pelo governador Carlos Brandão, o programa apresenta eixos como Atenção Primária, Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias e AVC – Cada Segundo Importa e Telemedicina.
Números da 2ª etapa de entregas do Cuidar de Todos
– 8.229 equipamentos
– 110.250 tiras testes e lancetas para glicosímetro
– 154. 400 Kits de saúde bucal
– 79 municípios beneficiados
– 6 Unidades Regionais de Saúde (URS)
– 772 Equipes de Saúde da Família beneficiadas
– 735 Unidades Básicas de Saúde beneficiadas
]Com informações do Jornal Politico