Estudantes e professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam de intercâmbio sobre Ciência no Japão

0
38

Com objetivo de fomentar a troca de experiências entre os estudantes do Brasil e do Japão, o Ministério da Educação (MEC) está fomentando a participação de estudantes e professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no programa de intercâmbio Sakura Science High School. A comitiva já embarcou para o Japão, neste final de semana, para a realização de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, além de participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japonês e de outros países participantes.

O Ministério da Educação recebeu o convite para o intercâmbio da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST), com a retomada do programa em 2022 e, por meio da Assessoria Internacional e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica viabilizaram essa experiência aos estudantes selecionados para representar o país. A seleção contou com o apoio do Conselho Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e teve mais de 580 interessados no processo, dentre alunos e servidores.

O intercâmbio tem duração de 7 dias. A comitiva brasileira é composta por 3 estudantes e 2 professores dos Institutos Federais de Rondônia, Paraná e Bahia, que foram escolhidos por meio de critérios técnicos como rendimento acadêmico e domínio da língua inglesa.

O programa

SAKURA SCIENCE High School Program objetiva fazer contribuições para o desenvolvimento da ciência e tecnologia global, apoiando os excelentes talentos no exterior e aumentando o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência e tecnologia do Japão. O programa já conta com a participação de mais de 5 mil estudantes do ensino médio desde o início das atividades em 2014.

Com informações da Assessoria da Setec

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here