Rua Juritis, Lote 05 - Sala 12 - Parque Atlântico, São Luís - MA

comunicacao@josivaldolopes.com.br

Em outubro, Ministério da Saúde promove o IV Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental

Asaúde ambiental compreende os aspectos da saúde humana que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do meio ambiente, incluindo a qualidade de vida. Para entender as relações socioambientais existentes entre saúde e adoecimento, leva-se em conta o bem-estar de grupos populacionais e seu processo de exposição a fatores externos.

Nesta segunda-feira (26), Dia Mundial da Saúde Ambiental, o Ministério da Saúde inicia a divulgação do IV Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, de forma online. O encontro vai compartilhar experiências, fortalecer a vigilância em saúde ambiental no Brasil e promover reflexão e integração entre os componentes da VSA. Especialistas vão discutir temas como:

  • Vigilância em saúde ambiental e o território;
  • Controle social e vigilância participativa em saúde ambiental;
  • Emergências em saúde pública e a atuação da vigilância;
  • Clima e saúde ambiental, entre outros.

A quarta edição do seminário convoca profissionais de saúde, gestores de governos estaduais e municipais, entidades da sociedade civil organizada e interessados a apresentarem vídeos sobre as práticas de vigilância em saúde ambiental nos territórios de atuação. Os vídeos selecionados serão apresentados ao longo do evento, promovendo troca de experiências e partilhando a diversidade das práticas. As inscrições para envio dos vídeos ficam abertas até sexta-feira (30), por meio do link https://bit.ly/videosvsa22.

As inscrições para o evento serão abertas ao público em breve, por meio do link https://seminariovsa2022.com.br. Interessados devem aguardar a abertura das inscrições para acessar a plataforma. O e-mail seminariovsa@saude.gov.br está disponível para dúvidas e/ou esclarecimentos.

Outras ações

Pela importância do tema, Ministérios da Saúde e da Educação lançaram o Caderno Temático do Programa Saúde na Escola: Saúde Ambiental, um trabalho intersetorial centrado em ações compartilhadas e corresponsáveis, que provoca articulação para o cuidado em saúde na escola.

A Pasta lembra ainda que a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (SVS/MS) monitora a qualidade da água para consumo humano e a saúde de populações expostas a substâncias químicas e poluentes atmosféricos.

Com informações do Ministério de Saúde.

Talvez você queira ler também

Municípios recebem nesta quinta-feira (17) o segundo repasse do FPM de abril, com alta de quase 70%

Municípios recebem nesta Mesmo com o feriado nacional nesta semana, os cofres municipais vão receber uma injeção importante de recursos: o segundo repasse do Fundo...

Municípios já podem indicar emendas parlamentares para 2025

Gestores devem ficar atentos a prazos e exigências para garantir acesso às transferências especiais Com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, está...

Gestores municipais vão se reunir em São Luís para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão

Nos dias 24 e 25 de abril, São Luís será palco do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, evento que será promovido pelo...

Municípios receberão R$ 5,6 bilhões do FPM nesta quinta-feira, 10 de abril

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente a abril será creditado nesta quinta-feira, dia 10. Segundo dados da Secretaria do...