Os Conselhos Municipais de Assistência Social ganharam mais tempo para atualizar suas informações no Censo Suas 2024 – Conselhos. A nova data final é 14 de fevereiro, permitindo que os conselhos preencham ou corrijam os dados relacionados ao controle social. A prorrogação foi anunciada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que também destacou que o formulário on-line não exige informações da gestão das unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Orientações para Preenchimento
O Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recomenda que todos os integrantes do conselho tenham acesso ao sistema com login e senha pessoal, evitando a centralização do preenchimento em uma única pessoa. Para isso, a pessoa responsável já deve ter o perfil verificado no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA).
Para auxiliar no processo, foi disponibilizado um manual e um passo a passo detalhado, garantindo que as informações sejam preenchidas corretamente.
Importância do Censo Suas 2024
O Censo Suas coleta dados anuais que auxiliam no monitoramento quantitativo das unidades da rede socioassistencial. Esses dados são fundamentais para:
- Planejamento das Políticas Sociais: Apoiam os gestores e conselhos na elaboração de planos como o Plano Plurianual, o Plano Municipal de Assistência Social e o Plano de Ação de Assistência Social.
- Monitoramento e Avaliação: Subsídio para construção de indicadores que avaliam a oferta de serviços, programas e benefícios socioassistenciais.
- Diagnósticos Socioterritoriais: Auxiliam na compreensão das demandas locais e na definição de estratégias de atuação.
Consequências do Não Preenchimento
O preenchimento do formulário é requisito para o recebimento de recursos do cofinanciamento federal. Assim, a não submissão dos dados ao Censo Suas pode resultar na suspensão de repasses financeiros destinados às políticas públicas assistenciais.
Fique Atento!
Com o prazo final se aproximando, é essencial que os Conselhos Municipais priorizem o preenchimento correto do formulário. Para mais informações e acesso aos materiais de apoio, visite o portal da CNM.
Fonte: Portal CNM
foto: CNM
Saiba mais: www.josivaldolopes.com.br
Por: Édila Rabêlo