CNI projeta PIB de 2,1% e Selic em 11,75% para 2023

0
42

Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta que o crescimento econômico do Brasil será de 2,1% em 2023, em relação ao ano passado. Os dados são do Informe Conjuntural do 2º trimestre de 2023, e foi divulgado nesta quinta-feira (13).

A projeção da CNI para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é mais otimista que a expectativa mais recente feita pelo ministério da Fazenda, em que o PIB deve crescer 1,9% em 2023.

Já o Banco Central (BC), segundo o Relatório Trimestral de Inflação, projeta que o crescimento econômico neste ano será de 2%.

Segundo a Confederação, a alta no PIB deste ano será puxada pelo agronegócio, que deve crescer 13,2%. Entretanto, o país também deve registrar desaceleração no PIB da indústria, que deve crescer apenas 0,6% neste ano, frente a alta de 1,6% em 2022.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o setor industrial enfrenta os efeitos dos juros altos, com restrição no crédito bancário, o que, segundo ele, penalizar tanto empresários quanto consumidores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here