O Brasil registrou mais de 1,3 milhão de novas empresas abertas no primeiro quadrimestre do ano. Quase 22% (21,75%) a mais do que o último quadrimestre do ano passado.
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás foram os estados que mais abriram empresas entre janeiro e abril.
economista da FGV-SP, Nelson Marconi destaca que esse é um sinal alentador para a economia.
“Realmente ele mostra que existem pessoas ou empresas. Pode ser tanto pessoas que estejam abrindo suas pessoas jurídicas trabalhando por conta própria, como pode ser pequenas empresas, que estão de alguma forma montando algum negócio novo. Significa que a economia tesá começando a reaquecer de novo”, destacou Nelson Marconi, economista da FGV-SP.
Dois primeiros anos são os mais difíceis de um novo negócio
No entanto, manter uma empresa não é fácil. Segundo os especialistas, os dois primeiros anos de um novo negócio são os mais difíceis. E os números mostram essa realidade: nos primeiros quatro meses de 2023, mais de 700 mil empresas fecharam as portas, 34% a mais que do que registrado nos últimos 4 meses de 2022.
Na avaliação da consultora do Sebrae-SP, esse cenário adverso também se deve ao fato de muitos empreendedores esquecerem da parte administrativa no momento de abrir um negócio.
“Os empreendedores em função, inclusive da pandemia, acabaram abrindo uma empresa por necessidade e, por necessidade, não se prepararam. E, em função disso, acaba fazendo a gestão do seu negócio muito pela emoção, muito contando com a operação do negócio […] esquece da parte administrativa.
Planejamento e capacitação são essenciais
Desde 2020, o número de empresas que fecharam as portas no país vem crescendo, segundo o mapa de empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Por isso, capacitação e planejamento são essenciais.
“Quando a pessoa vai a pensar no negócio, ela tem que planejar a abertura do negócio, porque quando ela vai planejar, ela vai responder perguntas que o próprio planejamento vai fazer e que vai abrir os olhos dela para alguns cuidados que ela tem que ter. Então o planejamento é o motivo do sucesso ou insucesso, porque através dele que você vai se organizar”, orientou a especialista.
Com informações do Portal de Noticias G1.

