A primeira audiência pública do Orçamento Participativo 2025 será realizada neste domingo (16 de junho), das 8h30 às 17h30, no Auditório Paulo Freire da UFMA, marcando a abertura da edição de 10 anos do OP. O evento na Região da Ilha do Maranhão permitirá que a população aponte obras e serviços prioritários para a Lei Orçamentária Anual 2026.
O processo participativo segue coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan), em conjunto com a plataforma Participa MA. O objetivo é consolidar um escopo de propostas que serão, posteriormente, votadas pela população online.
Agenda do OP 2025
-
Região da Ilha – São Luís: 16/06, 8h30–17h30, UFMA.
Em seguida, audiências serão realizadas nas 32 regiões de planejamento, abrangendo os 217 municípios maranhenses, com término previsto para o segundo semestre.
Participação e formato
O OP combina encontros presenciais com votação online — via plataforma Participa MA e assistente virtual “Juçara” no WhatsApp. Em 2024, o programa reuniu mais de 5.600 participantes presenciais e 12.200 votos online, resultando na inclusão de quatro propostas por região na LOA 2025.
Porque participar
-
Fortalece a democracia direta e o controle social sobre o orçamento público.
-
Alinha os investimentos com as reais necessidades dos municípios.
-
Estabelece um canal de diálogo efetivo entre governo e sociedade.
Como participar
-
Faça seu credenciamento presencialmente no dia da audiência ou antecipado via participa.ma.gov.br.
-
No portal, você encontra o calendário completo, orientações sobre procedimentos e acesso ao voto online.
Fontes: Secom Maranhão (site e blogs da rede Secom), Governo do Estado do Maranhão (Sedihpop e Seplan)