O Ministério da Saúde promoverá, hoje e amanhã (22 e 23/8), a abertura on-line da nova turma do Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental. O objetivo é qualificar médicos e enfermeiros atuantes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU para atendimento de ocorrências em saúde mental, considerando o aumento de chamados relacionados a esses casos decorrentes da pandemia de Covid-19.
Em 2021, foram realizadas três turmas piloto do curso, que proporcionaram a capacitação de 100 profissionais do SAMU nas capitais brasileiras. A expectativa é treinar, em 2022, mais dois profissionais de cada Central de Regulação em Urgência não contemplada nas turmas piloto, totalizando 320 pessoas qualificadas.
A capacitação ocorrerá em dois momentos: na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas-aula, e na modalidade presencial, com carga horária de 30 horas-aula. Esta vai acontecer nas instalações do SAMU, em Brasília/DF. Os participantes que atenderem aos requisitos de aproveitamento do curso previstos na programação vão receber certificado de participação.
Com informações do Ministério da Saúde