Mais de 125 mil oportunidades de trabalho foram criadas em maio, aponta levantamento da CNM

0
19

Elaborado mensalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Informativo CNM de Mercado de Trabalho referente ao mês de maio registrou a criação de 125.796 postos de trabalho em todo o país. O levantamento é feito pela entidade municipalista com base no acompanhamento do fluxo de admissões de ocupações com carteira assinada e desligamentos, divulgadas pelo Novo Caged. Veja o levantamento completo aqui.  

Conforme a publicação, foram criados 2.109.474 empregos e ocorreram 1.983.678 desligamentos, o que reforça o saldo positivo no fechamento do mês de maio. A pesquisa feita pela CNM permite explorar o desempenho do mercado formal de trabalho em todas as cidades do país: 53% das cidades (2.976 de 5.570) apresentaram criação líquida de empregos com carteira assinada. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo de empregos alcançou 1,7 milhão, enquanto para o mesmo período no ano anterior totalizou 1,8 milhão (queda de 7%).

Os primeiros cinco meses de 2024 indicam a criação de 1.077.700 vagas, o que representa crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2023. A oferta de empregos com carteira assinada alcançou a marca de 46,6 milhões de postos com carteira assinada em maio. Quatro regiões do país apresentaram aumento de oportunidades de trabalho no mês de maio, exceto a região Sul, em parte, por conta dos temporais que afetam principalmente os Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

A Confederação reforça que a criação de novas vagas de emprego é um importante indicador da atividade econômica municipal e, por meio da divulgação no Informativo da geração de emprego com carteira assinada, a entidade municipalista espera auxiliar os gestores na tomada de decisão.

 

Com informações da Agência CNM de Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here