O Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário Maranhense (ITAE), referente ao segundo trimestre de 2023, já está disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O indicador estima o nível de atividade econômica do setor agropecuário estadual com detalhamento para as atividades da agricultura e da pecuária.
Lançada nessa terça-feira (19), a publicação apontou crescimento de 6,4% no setor primário entre abril e junho, e projeta um incremento de 5,9% no acumulado do ano. O resultado é fruto do desempenho do setor agrícola que indicou crescimento estimado de 8,7% na colheita de cereais, de leguminosas e de oleaginosas.
Acontecimentos recentes na conjuntura econômica influenciaram o resultado do segundo trimestre do ano, como explica o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.
“Esse crescimento no índice da agropecuária maranhense foi o melhor resultado para o trimestre desde 2017, quando atingiu crescimento de 33,5%. Vale ressaltar que, dentre os fatores que contribuíram para que o resultado do segundo trimestre fosse superior ao de janeiro a março, estão: a diminuição do período chuvoso; o desempenho do setor agrícola que indicou crescimento estimado de 8,7% na colheita de cereais, de leguminosas e de oleaginosas; o fim da suspensão de importação de carne bovina pela China em 23 de março de 2023 e; o aumento da demanda interna”, destacou.
A publicação apresenta perspectivas de crescimento na produção graneleira maranhense (+8,7%), a qual deverá ser maior do que a do Nordeste (+7,7%).
A publicação na íntegra pode ser acessada no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br)
Com informações da Agência de Noticia do Maranhão