Para início das atividades, médicos devem confirmar município de atuação até sexta (22)

0
12

Médicos selecionados no 31º ciclo do Programa Mais Médicos devem se apresentar nos municípios de atuação para início das atividades até esta sexta-feira (22), após confirmar no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) a escolha do local já previamente selecionado. O edital com coparticipação de estados e municípios preencheu vagas ofertadas para assegurar atendimento médico nos vazios assistenciais do Brasil. Participam desta etapa de validação e homologação os médicos brasileiros com CRM ou com diploma revalidado no Brasil e intercambistas que já participaram anteriormente do programa e, portanto, já fizeram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).

A modalidade de coparticipação é inédita e faz parte da retomada do Mais Médicos, anunciada pelo Governo Federal em março deste ano. Neste modelo, o Ministério da Saúde desconta do repasse do piso de Atenção Primária o valor de custeio mensal da bolsa-formação dos médicos. Os gestores locais seguem com a responsabilidade de pagamento do auxílio moradia, alimentação e as demais despesas do programa ficam a cargo do Ministério da Saúde. Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e a permanência nessas localidades.

Neste mês de setembro, seis meses após a retomada, o programa bateu recorde histórico de profissionais ao atingir a marca de 18,5 mil médicos em atuação na atenção primária à saúde em todo Brasil. Do total, cerca de 13 mil correspondem a novas vagas abertas em 2023 pela gestão da ministra Nísia Trindade. Após o desmonte da política nos últimos anos, o crescimento do Mais Médicos reflete a importância do programa para garantir o acesso à saúde dos brasileiros, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade. São mais de 4 mil municípios atendidos, com maior concentração de médicos nas periferias, interior do país e regiões pobres.

Com informações do Ministério da Saúde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here