Rede GOV.BR tem recorde de adesões em agosto e chega a 500 municípios

0
15

A adesão de novos municípios à Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) foi recorde em agosto. Durante o último mês, 119 cidades passaram a fazer parte da rede organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. No total, 500 municípios, de todos os estados do país, já participam da Rede GOV.BR. Esses municípios representam 78 milhões de habitantes e 37% da população brasileira.
 
“Muitos gestores estão oficializando a participação na rede pela nossa plataforma eletrônica. Neste ano, 200 municípios fizeram a adesão por este caminho, que é simples e ágil. Isso facilita o trabalho dos interessados”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. A adesão dos municípios pode ser realizada no endereço: https://plataforma.rede.gov.br
 
Criada em 2019, a Rede GOV.BR registra adesões em todas as regiões brasileiras, alcançando 100% dos estados e o Distrito Federal. Em setembro, a iniciativa também alcançou a marca de 20 capitais brasileiras com adesão de Aracaju, capital de Sergipe, à Rede GOV.BR.
 
A rede é um amplo ecossistema envolvendo soluções e iniciativas direcionadas a apoiar a implantação do governo digital nas diversas esferas administrativas. Por meio da Rede, o governo federal busca ampliar a troca e o compartilhamento de experiências, tecnologias e metodologias na transformação digital de serviços públicos.
 
Uma das vantagens da adesão à Rede GOV.BR é o processo de autodiagnóstico e análise da situação da cidade em relação à transformação digital. “Ter estas informações facilita a tomada de decisões pelos gestores na elaboração do planejamento e também em sua execução, que pode ser acelerada”, exemplifica Mascarenhas.
 
Outro benefício em participar da Rede GOV.BR é a possibilidade de municípios e estados solicitarem, de forma gratuita, o uso de ferramentas, metodologias e produtos que facilitarão a oferta de serviços digitais aos cidadãos. São exemplos o login único, a assinatura eletrônica e a prova de vida digital. Todos estes serviços são da Plataforma GOV.BR.

Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here