O governo federal liberou uma nova função no sistema de dados do Transferegov.br. Agora, é possível cadastrar sistemas externos para enviar dados orçamentários de obras diretamente para a plataforma. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pleiteava a medida – um grande avanço no trabalho das gestões municipais, que deixarão de preencher várias planilhas manualmente.
A importação de dados, no módulo obras, foi divulgada no Comunicado 22/2023, na ultima quarta-feira, 23 de agosto, no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. De acordo com a pasta, essa é a primeira entrega de projeto de integração com o módulo do projeto básico.
Ainda segundo as orientações, os Municípios que possuem sistemas externos para armazenar esses dados deverão cadastrar esse sistema para autenticação por meio de token. Feito isso e selecionando a opção “Receber dados da PO/CFF via API – Interface de Programação de Aplicação” na aba projeto básico do módulo de obras do Transferegov será possível importar planilhas orçamentárias.
A CNM recebe diversos relatos de gestões locais sobre dificuldades no preenchimento. Isso porque, até o momento, milhares de itens de obras orçados e registrados em sistemas digitalizados precisavam ser novamente digitados, item por item, na ferramenta do governo federal. Um retrabalho que costuma levar cerca de dois a três dias e representa um grande acréscimo de custo operacional às equipes de engenharia.
Essa conquista é celebrada pela Confederação, que destaca a importância da facilidade a um clique para os convenentes que executam obras com recursos da União, via Transferegov, antiga Plataforma + Brasil.
Dúvidas e esclarecimentos, além de ofício para cadastros de sistema externos de obras, devem ser enviados para o e-mail: seges.api-modulodeobras@gestao.gov.br.
Com informações da Agência CNM de Notícias

