Ministério lança segunda parte do oitavo volume da série De Olho na Cidadania

0
33

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania lança, nesta terça-feira (08.11), a segunda parte do oitavo volume da série “De Olho na Cidadania”. A publicação é voltada prioritariamente aos gestores, técnicos e operadores das políticas sociais, e desta vez tem como título “Monitoramento em Foco: A Importância do Monitoramento das Políticas Públicas e de conhecer o fenômeno a ser monitorado”.

O novo documento tem como objetivo contribuir com duas questões relacionadas ao monitoramento. A primeira delas é o papel do agente público e o reconhecimento de suas responsabilidades. A segunda é a importância de se conhecer o fenômeno que está sendo monitorado, para poder identificar com mais propriedade a forma de agir.

Segundo as autoras, a gestão do conhecimento e o monitoramento adequado das políticas públicas são imprescindíveis, tanto para o diagnóstico do contexto social que será alvo da intervenção política e dos recursos disponíveis para a sua operacionalização, quanto para o acompanhamento constante de dados, informações e indicadores durante a execução da política, permitindo que o agente público tenha condições mais favoráveis para tomar decisões.

Como ressalta a publicação, “gerir políticas públicas sem utilizar dados de monitoramento seria como dirigir um automóvel sem ler as placas ou sem saber quanta gasolina tem no tanque de combustível. Agindo às cegas, um gestor pode causar muitos prejuízos e frustações à sociedade”. O texto destaca alguns ganhos do monitoramento, como contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e promover a responsabilização na gestão pública.

O oitavo volume terá, ao todo, quatro edições complementares entre si, e pretende cobrir ainda os indicadores e elementos que afetam a qualidade do monitoramento e a estratégia De Olho na Cidadania, instrumento voltado à melhoria da gestão dos dados e informações sobre as políticas do Ministério da Cidadania. O objetivo é promover um monitoramento que dialogue com os interesses da população e com as necessidades dos gestores e operadores das políticas sociais, respeitando os princípios de transparência, relevância e confiabilidade.

A SAGI também desenvolveu a Cartilha Monitoramento em Foco, em formato digital, que traz em uma abordagem mais amigável e simplificada os temas apresentados no documento De Olho na Cidadania nº 8.

A cartilha está disponível no Portal Capacitação Cidadania e também pode ser acessada clicando aqui.

Histórico

Em 2018, foi publicada a portaria que instituiu a Política de Monitoramento do Ministério da Cidadania. Já em novembro de 2020, foi publicado o primeiro volume da série “De Olho na Cidadania” para disseminar estudos técnicos e analíticos sobre os programas da pasta. Na ocasião, o tema foi a Focalização e Cobertura do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Desde então, sete volumes foram publicados, abordando diversos temas, como a Atuação da Política de Assistência Social e da Proteção Social Especial do SUAS no Contexto da Pandemia do Novo Coronavírus; Programas Sociais e Extrema Pobreza; e a Atuação do Ministério da Cidadania no Esporte Educacional, entre outros.

» Conheça todas as edições virtuais da série De Olho na Cidadania

Com informações da Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here