Brasil e Espanha compartilham experiências sobre a área da educação

0
32

A troca de experiências na área do ensino e aprendizagem fomentou o encontro entre o Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada da Espanha no Brasil. Na ocasião, o ministro da Educação, Victor Godoy, e a embaixadora da Espanha, María del Mar Fernández-Palacios Carmona,
trataram sobre possíveis parcerias para mobilidade acadêmica, internacionalização da educação básica e intercâmbio entre estudantes dos dois países.

Na oportunidade, o ministro Victor Godoy destacou as principais ações e iniciativas desenvolvidas em prol da educação, principalmente nas áreas dos ensinos básico e superior. Entre os temas mencionados também foram citados o fortalecimento da alfabetização e a transformação digital da educação. Já a embaixadora María del Mar destacou a importância da disseminação da língua espanhola no Brasil, tendo em vista que o país é rodeado por nações que têm como língua materna o espanhol.

Durante o encontro, foi sinalizado um apoio de cooperação entre ambos os países para o reconhecimento de títulos, diplomas e certificados que possibilitem e promovam o acesso à universidade de cada uma das partes. Isso facilitará o acesso aos estudos universitários devido ao reconhecimento mútuo.

Outro tema em pauta foi a importância do Instituto Cervantes. Criado pelo governo da Espanha, o instituto tem a missão de promover o ensino do espanhol e das línguas cooficiais da Espanha, assim como contribuir para a difusão da cultura dos países hispano-falantes no mundo. O Instituto atende mais de 100 mil estudantes ao ano distribuídos em 87 centros, 44 países, sendo o maior centro no Brasil.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC e Assessoria Internacional 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here